CRISTÃO NÃO ADOECE?

O novo disco de Arlindo Cruz também revela as preocupações sociais do artista, em composições mais engajadas |

Foto reprodução: Gazeta do Povo

Venho lamentar e denunciar, por meio desta rede social, os ataques contra o cantor Arlindo Cruz, que teve um AVC e passou por cirurgia nesta quinta-feira, 17 de março de 2017.

Ao buscar informações sobre o estado de saúde do irmão de fé Arlindo Cruz, e fui até a barra de comentário do G1 para entender mais detalhes e deparei-me com palavras de caráter violento contra nós, povo de religiosidades de matriz africana e afro-brasileira.

Em caráter de anonimato, certos cristãos estão associando o estado de saúde de Arlindo Cruz às práticas do cantor dentro da Macumba (RJ) de forma negativa.

Torno público que não concordo com esse pensamento violento cristão de associar a negatividade do plano físico e espiritual a nós povos brasileiros que praticamos nossa fé em nossos ancestrais e encantados indígenas.

Sangra no céu e na terra o ódio de fundamentalistas cristãos que querem nos demonizar a cada dia. Nosso cotidiano não é fácil num país da falsa democracia racial e religiosa. Quando que o Brasil vai parar de perseguir o povo de Candomblé e Umbanda e religiosidades afro-brasileiras? Espero que comece hoje e agora, não podemos apenas colocar isso para um projeto de nação futura.

Quando Arlindo Cruz é atacado por ser de afro-religioso tod@s nós somos atacad@s!

Há um comentário que diz: “Espero que ele saia dessa, e se converta à Verdade da Palavra de DEUS,,p/ assim ter a Vida Eterna nos Céus e nao em outro canto!! Espero q ele tenha outra chance de fôlego de vida, p/ se arrepender das men.tiras da ma.cumba e um.banda,espi.ri.tismo em geral em q vivia,, chances q teve antes do AVC e as desper.diçou, e se converta agora ao Senhor Jesus Cristo!” (Solrac).

Outro comentário sobre a musica de Arlindo foi: “A principal determinação dos médicos foi para que o paciente só cante suas músicas usando um potente protetor de ouvidos, se não obedecer e continuar escutando a própria música o cérebro não suportará tanta agressão.” (Antonio Amaral).

Outro comentário que expressa nitidamente a violência contra o candomblé também está nas palavras de Fernando: “Cadê os demônios disfarçados de orixás que não lhe protegem?”.

Outro comentário vai no sentido de “Que Deus tenha misericórdia do Arlindo Cruz, que ele tenha sua saúde restabelecia, e que o mesmo aproveite a oportunidade de conhecer o único, verdadeiro e salvador senhor Jesus Cristo. E um grande artista. (Rob Navarro)

 Quando qualquer praticante de matriz africana é violentado de múltiplas formas pelos novos pentecostais ou qualquer outro segmento, nós que somos filh@s das realezas ancestrais de africanas e indígenas somos violentad@s também, mas reagimos e resistimos tocando nossas ngomas (atabaques) pedindo aos nossos ancestrais que a resistência deles nos tome a cada dia para que possamos combater a violência que está instalada em nosso país.

Ao longo de minha vida tenho visto ações de violência contra pessoas de Candomblé que, quando adoecem, certos cristã@s tendem a afirmar que o sacerdote@ enferm@ está sofrendo pelo mal que fazem. Fico a pensar que evangélico ou cristão, como sejam chamados não adocem e nem morrem. Estariam as doenças e a morte reservada somente para o povo de Candomblé?

Ouço muitos discursos infundados, que dizem: “Todo pai de santo ou mãe de santo morre de doença”. Eu preciso saber se as doenças são hereditárias a nós! Sabe de uma coisa? A hierarquização das raças, como bem afirma meu professor Kabengele Munanga, é o grande problema da “Humanidade”, colocar minha cultura como civilizada e “evoluída” e dizer que a cultura do outro é primitiva é ridículo.

Peço licença aos meus mais velhos e minhas mais velhas, a nossa sacerdotisa Mam’etu Kafurengá, para dizer que a (nossa) Comunidade Terreiro Caxuté, situada na Costa do Dendê Bahia repudia toda e qualquer ação que venha violentar os povos praticantes de espiritualidades afro-brasileiras e de matriz africana. Meu nome é Táta Luangomina e sou contra a ação desrespeitosa e violenta contra toda e qualquer manifestação religiosa. Convido a outros religiosos e a sociedade brasileira e internacional a somarmos forças em prol do combate a perseguição e violência religiosa no mundo.

Fé não se impõe, a fé é um ato cultural que é aprendido e cada povo e sociedade busca manifestá-la de suas variadas formas. Nasci e cresci dentro do terreiro e pretendo até minha velhice viver sempre no Candomblé por AMOR!

TATA LUANGOMINA

Taata Bakisi da Comunidade Terreiro Caxuté

Gestor da Escola Caxuté

Bacharel em Humanidades pela UNILAB

Mestrando em Ciências Sociais pela UFRB

(Noite à margem do Rio Paraguaçu, Recôncavo Baiano, 19 de março de 2017).

 

 

97 comentários sobre “CRISTÃO NÃO ADOECE?

  1. Sou católica e peço a Deus indiferente dá religião do cantor Arlindo,que ele se fortaleça na sua religião para ficar bom cada umprocure Deus onde lhe é bem recebido cada um é livre para escolher o que lhe convém,pessoas que criticam as outras religiões não respeita nem a sua.fiqye bom logo Arlindo que o meu Deus que é o mesmo seu te proteja e te abençoe bjos.

    Curtir

  2. VAMOS DEVOLVER O BRASIL PARA OS ÍNDIOS?
    ASSIM QUEM SABE OS INGLESES OU OS HOLANDESES AINDA POSSAM SALVAR NOSSAS TERRAS PORQUE, NESSE MOMENTO QUE HABITA NELA NÃO ESTÁ DANDO A MINIMA PARA SI MESMO E PARA QUEM OS CERCA. FALTA RESPEITO! FALTA TOLERÂNCIA! FALTA RECIPROCIDADE! FALTA RESPEITO ÀS EXCENTRICIDADES DE QUEM ESTÁ EM NOSSA VOLTA! NUNCA VI TANTAS AGRESSÕES VINDA DE OUTRAS RELIGIÕES COM A UMBANDA E CANDOMBLÉ. PESSOAS FRACAS E HIPÓCRITAS QUE SE INTITULAM “FILHOS DO SENHOR” ENTRAM NAS CADEIAS E EM HOSPITAIS COM O INTUITO DE AGREGAR MAIS PARA SUAS MILÍCIAS RELIGIOSAS E ESSES AGRIDEM E AMEAÇAM QUEM VIVE NOS MORROS NO RJ. VI MUITAS REPORTAGENS DE CENTROS DE UMBANDA E DE CANDOMBLÉ QUE ERAM EM ALGUNS MORROS NO RJ SENDO EXPULSOS POR “TRAFICANTES EVANGÉLICOS”!!!!! AONDE ESSE PLANETA VAI PARAR?

    Curtir

  3. É muito triste lê esse tipo de informação, pois o que nosso irmão Maior Jesus Cristo deixou como ensinamento foi o amor o respeito a tolerância a humildade a fraternidade para distribuirmos​ com todos os nossos irmãos não só encarnados mas com os desencarnados tbm, me reporto a vc meu irmão que escreveu sua nota de repúdio que não entre nessa energia de vibração menor, nosso irmão Arlindo precisa de emanação de energias positivas de amor energias regenerativas para que volte a cantar e encantar nos palcos pois nesse momento é isso que ele precisa, tenha paciência e tolerância com esses irmãos que ainda continuam cegos pela ignorância e a falta de amor do Cristo Jesus em seus corações, a prece é um canal que nos conduz a Deus faça do seu canal de prece juntamente com seus mentores e os dele e peça a assistência para ele e t oda família de Arlindo. Um abraço fraterno e muito Axé a todos pois somos todos filhos do mesmo Pai. Abs

    Curtir

  4. Sabe o que é isso? É muita ignorância junta. Infelizmente, num país onde seus governantes não dão a mínima importância para a Educação e a Cultura de seu povo, pode-se esperar o quê?
    O pior é que estamos vivendo tempos obscuros, em que essas coisas absurdas tendem a piorar. # FORA TEMER!

    Curtir

  5. O ser humano e difícil de lher da sem alma sem coração independente de qual seja a religao somos todos filhos de Deus e Arlindo força Nossa Senhora Aparecida e a das Águas estão do seu muito Axé demorei muito pra me descobrir e decidir aonde ir procurar a paz na igreja católica ou na evangélica pra não desagrada algumas pessoas mais meu coração e afro sou negra e nas minhas veia corre o sangue africano sou da Macumba me aceite quem quiser muito Axé pra vc

    Curtir

  6. Sou missionária evangélica e sou totalmente contra qualquer tipo de agressão e violência a outras religiões. Deus nos deu livre arbítrio e ninguém deve ser ofendido pelas suas escolhas e práticas religiosas. Eu peço sinceras desculpas por meus irmãos cristãos e espero o bom restabelecimento do cantor Arlindo Cruz. Não considere o ato de alguns como representação da maioria. Respeitosamente, Rosa Silva.

    Curtir

  7. Esses comentários negativos vem de pessoas que não tem o menor respeito por ninguém. . É uma pessoa totalmente sem sabedoria, que não sabe o dia de amanhã. Um mundo dá voltas .
    Melhoras Arlindo, Deus te abençoe .

    Curtir

  8. espero que esse grande artista independente de religiao cor e demais fique bom logo pois contribui e vai continuar contribuindo muito para nossa cultura na nossa musica brasileira tenho fe em deus oxala buda meicho sama emanuel nao importa a denominacao ou como e chamado o grande senhor do universo ele vai tira o ser humano arlindo cruz dessa curto muito ele

    Curtir

  9. Muito triste ver isso,sou da umbanda e acho que independente de religião está a saúde de Arlindo em primeiro lugar.
    E se os evangélicos estão acima de tudo e todos pq vão doentes para os hospitais.
    Sinto tanto por esse povo inguinorante.

    Curtir

  10. Me sinto intimidada e castrada por toda prática ditatorial pregada por esses que deveriam acima de todos demonstrar seu amor ao próximo. Afinal os ensinamentos do Cristo foi de amar ao próximo como a si mesmo, e o que se vê é a propagação descarada do ódio. Em sua maioria são criaturas intolerantes, preconceituosas vê amantes do dinheiro!

    Curtir

  11. Meu Deus, juntar forças de Fé, ok, super bacana isso 👍.
    Mais ainda sim eu gostaria de saber a resposta, de uma pessoa que é usada como CAVALO, é assim que se fala então nessa tal religião ??!!
    O que favorece a ele, no caso o ARLINDO CRUZ ser usado como cavalo do DIABO, MESMO. Pq esses ESPÍRITOS, que dizem ser de luz, tem deixado autas coisas aconteceram ao seu RESPECTIVO, cavalo, só noticias ruins sobre a pessoa dele, a mídia bombardeando coisas sobre ele, que me perdoem, o povo não é idiota, todos sabemos que virou notícia tem verdade.
    Agora pergunto e DEUS, desde quando Deus quer nos ver ser usados como CAVALOS.
    SOMOS ALMAS !!!!
    ME DIZ AONDE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA SAGRADA, ONDE DEUS MORRE POR CADA UM DE NÓS, E POR CAUSA DISSO TEREMOS QUE SERVIR A NOSSA VIDA COMO CAVALOS, DE ALGUMA ESPÉCIE DE ESPÍRITO OU ALGUM TIPO DE DEUS, QUE PREDOMINA COM ESSES DEMÔNIOS.
    VAMOS SIM POVO DE FÉ, ORAR, ISSO MESMO, CRENTES QUE CONFIAME E VIVEM A PALAVRA DE DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, ESPÍRITO SANTO DE LUZ.
    ORO, PARA QUE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, TRABALHE DE FORMA NA VIDA DO SR.ARLINDO CRUZ, PRA QUE SE CONVERTA E SUA ALMA SEJA SALVA, PARA HONRA E GLÓRIA DO SEU SANTO NOME E VERDADEIRO PAI QUE É NOSSO.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    Curtir

  12. Olha simplesmente um absurdo comparar doenca com reliosidade.
    Nos umbandistas somos atacados por pessoas mediocres de outras relioes o tempo todo. A umbanda tb fala de Deus, um Deus unico e que muda o nome nas dibersas relioes.
    As doencas ecistem em todas religioes, ou apenas na umbanda, candombles, espiritismo, etc , sao conhecidas como doencas do demonio?
    Ah facam me o favor povo ignorante de comhecimento, vao estudar um pouco mais as suas crencas pra depois falarem, asneiras e agredir uma pessoa com comentarios mediocres.
    Forca Arlindo Cruz vc saira dessa e que sempre seka feita a vontade do nosso pai. Acredite nele e na forca dos orixas.
    Grande abraco a vc e aos familiares.

    Curtir

  13. Esse tipo de pessoas infelizes se acham acima de tudo e dotos
    Pra mim verdadeiros assassinos
    Pois mataram minha sogra não permitindo que ela fizesse quimioterapia após a retirada de um câncer maligno
    Alegando para ela que ela nunca teve esta doença que a família dela incrédula colocou isso na cabeça dela
    Que se ela fizesse a quimioterapia
    Estaria indo contra lei de Deus
    Ela obedecendo o pastor não se tratou
    E veio a falecer 3 anos depois dá cirurgia o câncer voltou e tomou conta do seu corpo
    Passou 3 anos de sofrimento porque a igreja evangélica que ela frequentava a proibiu de se tratar
    São pessoas que não aprenderam a humanidade a ter humildade são fanáticos pessoas vazias
    No terreiro de umbanda que trabalho primeiro se ensina a humanidade a caridade é o amor ao próximo

    Curtir

  14. Irmão de Fé, já me cansei de tentar entender a incomensurável falta de cérebro dos evangélicos. São eles quem vivem de mentiras e pagam por uma salvação que jamais acontecerá a não ser por eles mesmos.
    Chegam a ser infantis os comentários e as palavras agressivas dos acéfalos. Nenhuma destas palavras ridículas, hipócritas, sem qualquer pilar moral, espiritual ou racional ilibados vão fazer diferença.
    Que a Paz de Oxalá nos acompanhe para nos livrar destes doentes e a Força de Omulu restabeleça a saúde do Irmão Arlindo.
    Como dirigente na Umbanda de Linha Cruzada, jamais fujo da minha fé e não a exponho em redes sociais. Mas também não me oculto por medo de opiniões contrárias. Se me importunarem muito com tanta imbecilidade apenas digo: “Vou rezar pra Exu te abençoar e abrir seus caminhos. Você está precisando de muito esclarecimento”. kkkkkkk
    Axé!!!

    Curtir

  15. Meu irmão, não se impressione. Esses que atacam a Umbanda, e o fazem por puro preconceito, não são cristãos não. O verdadeiro cristão respeita. Esses tais são um tipo de ser humano que desconhecem a Luz. A Luz Divina que brilha em todo canto. Fique em paz.

    Curtir

  16. Isto é terrível .Deus nos deixou o livre arbítrio cada um tem sua opção religiosa e devemos respeitar.onde ja se viu querer julga lo isto só compete a Deus e nao ao homem. Tenho certeza que ele está sendo amparado por Deus e uma equipe medica espiritual.

    Curtir

  17. Cursei teologia e mesmo antes ,sempre respeitei todas religiões e filosofias de vida. A primeira regra de qualquer lider religioso é ensinar ou orientar seus fieis a respeitar as decisões que o ser humano possa escolher para a melhoria da alimentação espiritual. Estudei tudo que tinha dúvida e aprendi que no candomble e umbanda tem uma linha belíssima focado na natureza respeitando até uma folha que cai no chão. Continuem praticando sua escolha e peço aos ingnorantes que estudem primeiro para falar a falta
    de conhecimento religioso. Melhoras Arlindo.

    Curtir

  18. Como anonimamente vc confia ou confirma algo?
    Sou Cristão é todas as vezes que um religioso independente da sua crença, levanta alguma coisa infundada, através de comentários anônimos na qual não pode confirmar! ( Esse comentários pode ser feito por qualquer um? ).
    Temos que está atentos por detrás desses comentários ou post!
    O mal está para destruir a todos! Então confirmem primeiro!
    Espero que o cantor se recupere plenamente!
    Porque para nós Cristãos o impossível é possível para nosso Deus!
    Obs: Pessoas ruins estão em todos os lugares!
    Que Deus abençoe a todos!

    Curtir

  19. Não costumo fazer e ou deixar comentários em postagens tais como essa, pois tenho muito medo de sofrereceber de preconceito. Mas o que hoje Li aqui Tata, me representou! Meus parabéns pela sua atitude e coragem de expor tudo o que eu sempre tive vontade de falar e muitas das vezes a sociedade me deixava sem palavras!
    Do fundo do meu coração, PARABÉNS!

    Curtir

  20. Pai Celestial, criador do céu e da terra,
    Tenha mudiricordia dessas pessoas que ainda não sabeme o que fala.
    Sou cristã Kardecista, e merece quero respeito.
    Temos respeito por vc cristãos, evangélicos, umbandistas, camboblecistas e entre outras religiões. É mt triste ler um comentário desses para com nossos irmãos de outras denominações religiosas. Respeitem para serem respeitados.JESUS NÓS ABENÇOE!
    JESUS CRIS

    Curtir

  21. É lamentável que no século XXI, ainda existem “pessoas” com este nível de pensamentos. Se querem falar em religiosidade, famos falar do maior ensinamento de Jesus para aqueles que se acham cristãos (de araque). Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo. Infelizmente existem pessoas que não sabem que o próximo são aquelas pessoas que estão junto a nós em qualquer momento, seja no lar, seja nas ruas, etc.Bem como aqueles que estamos em pensamentos. Se estão com o pensamento em Arlindo Cruz, é sinal que ele é nosso proximo. Estas pessoas que se dizem cristãos, ao invés de desejar a melhora de um irmão, aproveitam a ocasião para agredir com seus pensamentos fundamentalistas que nada tem haver com o cristianismo.

    Curtir

  22. Irmãozinhos vamos deixar que o nosso todo poderoso faça o julgamento destas pessoas, nos estamos aqui para mostrar que somos discípulo de nosso pai celestial, que só temos fé no quê acreditamos,é o nosso irmãozinho vai ficar bem,somos todos iguais desta mesma nação, um ótimo dia para todos rmãozinhos e irmãzinha de fé espiritual e amor celestial

    Curtir

  23. Meus irmãos decentes afro ñ se deixem levar por aqueles que ñ acreditado. O grande PAI OXALÁ está sempre em nosso meio . Tbm sinto na pele a discriminação por causa da nossa fé. Mas ñ me deixo abater pois á minha fé me fortalece cada vez mais. Muito AXÉ PRA VCS que o Arlindo Crus esteja na proteção do nosso grande PAI.

    Curtir

  24. Graça e paz a todos, meu nome é Sebastião Branco, sou pastor evangélico e primeiramente quero pedir perdão a todos as pessoas que não professam a nossa fé, porque o nosso Cristo nos dá o livre arbítrio para escolhermos a religião a qual devemos seguir, em segundo lugar eu quero afirmar que as pessoas que compartilharam esse infeliz comentário sobre o cantor e compositor Arlindo Cruz não representam em hipótese alguma a maioria dos cristãos evangélicos, pois são comentários preconceituosos e sem nenhum respaldo bíblico(que é o nosso guia de fé e prática), até porque conheço irmãos em Cristo que já sofreram AVC, câncer, HIV e toda sorte de males que todo ser humano pode ter o desprazer de sofrer independente de sua fé, por isso amados em nome de Jesus Cristo eu peço a todos que se sentiram ofendidos com tais comentários, desconsidere os mesmos e tente perdoar esse ofensores assim como Cristo Jesus também nos tem perdoado, e que fiquemos não com os ensinamentos de homens imperfeitos como eu ou qualquer outro líder religioso, mas que venhamos a guardar o ensinamento de Cristo que é perfeito e nos ensina a amar a Deus de todo nosso coração, alma, força e entendimento e à nosso próximo(independente da fé que professamos) como a nós mesmos! Deus abençoe a todos.

    Curtir

  25. acredito e tenho certeza que tal ação não fala em nome de toda religião que nasceu de um contra-gosto com catolicismo e que muito matou e mutilar em nome de Deus.
    porém tenho certeza que tal atitude vem de pessoa incultos ou que vêem na sua pseudo religião uma casa comercial onde que com jogo pé palavras e incitação ao menos faforecido jogar um povo humilde contra nossa religião, seria bom que não fosse assim, mas é assim desde os primórdios.

    abença
    Axe

    Curtir

  26. Essas pessoas estao tao bitoladas e tao cegas q nao entendem nem o basico do basico q se le na Biblia.Pergunte se jah procuraram o significado da palavra misericordia??eh algo q deveria servir muito bem em um momento desses.. Agora,partindo se do principio de q Arlindo Cruz nao estah sendo punido por nada, nao ha razao pra pedir misericordia!! tenha Deus misericordia desses q sentem prazer ao ver o sofrimento alheio..que alem de nao ajudar fazem de tudo pra atrapalhar.. mas,sao todos covardes e fracos.. deixar comentarios sem se identificar nao eh atitude de quem tem bom carater!! e a revolta deles eh esta: saber q jamais chegam nem sequer perto de onde Arlindo estah!! SALVE ARLINDO CRUZ!!ESPIRITO DE LUZ!!O RESTO EH BOBAGEM!!

    Curtir

  27. Infelizmente vivemos em um mundo em que os donos das religiões se acham no direito de ditar qual religião você deve seguir, Entrega para DEUS essas pessoas e siga sua religiosidade com toda fé e dedicação, pois só um é capaz de nós julgar, DEUS, e que eu saiba ele não delegou esse direito a ninguem, Não se sinta ofendida pede perdão a DEUS para essas pessoas que são dignas de pena. Fique com as bençãos de DEUS e vamos continuar rezando pela plena recuperação do Arlindo, DEUS TE ABENÇOE, HOJE E SEMPRE.

    Curtir

  28. Tata Luangomina: pessoas boas ou pessoas más não são boas ou más pela religião, mas pq isso faz parte do caráter delas. Sou cristã protestante, tenho amigos das mais diversas religiões e tbm ateus. Não os classifico em crentes e não crentes, em os de Deus e os do diabo, mas em pessoas luminosas e as tenebrosas. Meu post sobre Arlindo Cruz foi “Em nome de Jesus ele se restabeleça.” e o meu brother de profissão, Marcelo de Xangô curtiu. Não. Enfermidade não é castigo prá macumbeiro. Enfermidade, infelizmente, é consequência da fragilidade da vida carnal. Um abraço. Deus seja louvado.

    Curtir

  29. Maravilhosa colocação em defesa das religiões de matriz africanas, fui criado em família católica, por influência da companheira me enveredei pela Umbanda por quinze anos e hoje sou evangélico sem perder o respeito e o carinho por estas religiões, entendo hoje com outros olhos por exemplo aquelas mulheres negras que sem que qualquer pudor vinham tomar banho nuas na caçimba onde onde eu e minha irmã (6e9 anos) íamos buscar água isto em Conceição da Feira BA isto era resquícios de quilombos que minha infância não compreendia mais fica aqui meu respeito a todas as religiões e abaixo o radicalismo.

    Curtir

  30. Realmente é muito triste a forma como somos atacados sem nenhum motivo. Não vejo em nenhum terreiro ninguém julgando ou agredindo verbal/fisicamente essa ou aquela pessoa de tal religião. Falta amor entre os seres humanos. Amor verdadeiro, aquele amor que respeita o espaço do irmão independente de qual religião. Falta as pessoas entenderem que Jesus não veio dividir povos e sim uni-Los em seu amor eterno, que Ele não julgou nem apedrejou ninguém e mais que isso, falta aprender que ninguém é mais que ninguém que somos espíritos eternos e que o que levamos dessa vida não é poder (ilusório) mas sim o que carregamos em nossa alma de nosso coração. Só lamento por atitudes infantis e egoístas como essas descritas pelo amigo.
    Axé para todos!

    Curtir

Deixe um comentário