3ª Vivência Internacional discutirá “Educação, diáspora, política, memória e ancestralidade na produção de conhecimentos das comunidades tradicionais de matriz africana Bantu”

13453940_1070846266327946_35316026_n

A Costa do Dendê, Região do Baixo Sul da Bahia sediará a III Vivência Internacional da Comunidade de Terreiro do Campo de Caxuté, a Kizoomba Maionga. Trata-se de dias de partilha sobre o cotidiano dos povos e comunidades de matriz africana e socialização de saberes ancestrais, bem como circulação destes conhecimentos para afirmação dos povos negros do campo e sua experiência educativa. A proposta estes dias é “viver terreiro” de forma ecumênica e cultural numa perspectiva educativa e de combate à perseguição aos terreiros.

Trata de uma comunidade de terreiro do campo, de candomblé bantu e do campo, militantes das lutas dos povos negros e  da promoção e preservação dos saberes ancestrais bantu. A proposta deste terreiro é uma vivencia de 06 a 11 de agosto, que termina dia 10 de agosto com a festa a Kitembu (tempo), o Soba de Angola. É a Kizomba (festa), Maionga (banho sagrado) de Kitembu. São dias de debate, gira de saberes, mesas, vivências com os rituais do terreiro e de defesa da bandeira contra intolerância religiosa e o racismo religioso.  A hospedagem será nas escolas e a alimentação será arrecada entre os participantes e instituições.

Para tanto, @s participantes precisam preencher a Ficha de Inscrição (clique neste link ao lado esquerdo), e na comunidade ficarão tod@s hospedad@s nas proximidades e/ou no terreiro e participaremos da programação e dos rituais abertos do terreiro à comunidade. A temática a ser desenvolvida em mesas, giras de saberes, oficinas é educação, diáspora, política, memória e ancestralidade na produção de conhecimentos das comunidades tradicionais de matriz africana Bantu.

d21334d5-c090-4581-8a4d-7ff8af292503

Aluna Itelvina da  Guiné-Bissau/ Unilab, realiza sua inscrição para participar da Vivência

Nestes dias também será realizada etapa de projeto de extensão registrado nesta Pro Reitoria e parte das atividades de extensão do Mestrado em Educação do Campo/UFRB, que tem um de seus discentes também membro desta comunidade bantu.

DSCN0009

O jovem angolano, Kialunda Kialanda exibe seu passaporte e diz que participará da Kizoomba Maionga.

Encaminhamos para conhecimento público o convite para participação na III Vivência Internacional na Comunidade Caxuté (Projeto Viver Terreiro), que ocorrerá no próximo nos dias 6 à 10 de agosto 2016, no auditório Tempo Livre, Comunidade Caxuté – Cajaíba, distrito de Maricoabo, Valença – BA.

Neste evento temos a parceria já oficializada da UNEB, IFBaiano e do Núcleo Regional de Educação do Baixo Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s