Carta da Comunidade Caxuté à Sociedade

IMG_2402.JPG

Bandagira!

Nós, candomblecistas, angoleiros, membros de comunidades tradicionais, militantes de movimentos sociais, educadores, estudantes e pesquisadores, vimos por meio desta nota, externar a sociedade brasileira nossa máxima preocupação com o momento político atual que o nosso país atravessa, pois é fundamental que os grupos e comunidades desassistidos e historicamente oprimidos no Brasil não sofram ainda mais com a perda de direitos.

Ao longo da construção da “nação” brasileira o povo negro amargou momentos difíceis onde resistiu, foi assim durante os séculos de escravização e na luta pela abolição. Desde a diáspora sofrida pelas civilizações africanas para estas terras, suas expressões cosmológicas e culturais sofrem repressões, tentativas de inferiorizarão e aniquilamento, o que desencadeou ao longo do tempo racismo e intolerância. Dito isso, não podemos aceitar de maneira alguma o ataque aos espaços institucionais arduamente conquistados com muita mobilização social pelos movimentos negros, culturais e de matriz africana.

Portanto, defendemos a permanência do Mistério da Cultura; do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além, dos órgãos como a Fundação Palmares, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e tantos outros nesta área, pois, são fruto de muita luta e organização social, portanto não pertencem a um governo e sim ao povo brasileiro!

Exigimos que as políticas públicas, os editais, bem como as demais ações geridas pelas instituições citadas sejam cumpridas e mantidas integralmente, a fim de garantir os direitos das populações negras, das comunidades de matriz africana e todos os setores sociais historicamente marginalizados, pelos arquétipos construídos e herdados de um sistema colonial carrasco e opressor.

Reafirmamos o compromisso com a defesa de uma democracia laica e com justiça social!

NGÚZU!

Comunidade Caxuté, 18 de maio de 2016 Valença, Baixo Sul da Bahia – Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s