Nota da Comunidade Caxuté ao Plano de Cultura Municipal de Valença

Nota da Comunidade Caxuté acerca de pontos a serem considerados no Plano de Cultura Municipal, tendo em vista a contribuição que os povos de Terreiro dão para a cultura da comunidade valenciana.

1. Diferente do que apresenta o plano, Valença possui 34 Terreiros e Centros de Umbanda de acordo com mapeamento realizado pela SEPROMI (2012).

2. É importante destacar os principais cultos realizados pelo povo de terreiro na cidade: Além dos citados (Lavagem do Amparo e Festa de Iemanjá) temos: Lavagem da Igreja de Nossa Senhora do Desterro; Caruru’s: Cosme e Damião (ibejis); Santa Bárbara; Festa Iansã/Matamba; Encontro Afro-ecumênico –ENAFRO; Festa da Maionga; (com a participação de várias religiões, com 8 edições realizadas até o momento).

3. Demandas: I Encontro Municipal de Terreiros; Lei Municipal de Tombamento de Terreiros; Atividade para debater a implementação da lei 10639/03 nas escolas municipais; levantamento histórico e cultural dos dialetos, origens e principais cultos realizados pelos terreiros situados no município; formação com as lideranças afro.

Destacar o reconhecimento ocorrido em 2014, quando a ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL TERREIRO CAXUTE TEMPO MARVILA SENZALA DO DENDÊ – ACULTEMA recebeu o prêmio de Culturas Afro-Brasileiras oferecido pela Fundação Palmares na categoria: Iniciativa Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, através do projeto denominado “Primeira Escola de Religião e Cultura de Matriz Africana do Baixo Sul da Bahia – Escola Caxuté”.

Nos colocamos a disposição no sentido de colaborar com a consolidação de uma política de democratização cultural na cidade de Valença.

Nguzu (Axé)!

Cajaíba – Valença/Ba, 07 de Março de 2016.

Comunidade Terreiro Caxuté:

*Associação Religiosa e Cultural Terreiro Caxuté Tempo Marvila Senzala do Dendê – ACULTEMA

*Escola Caxuté

*Coletivo de Estudos – Koiaqui Sakumbi

11898864_878765052206274_9183287127756930180_n

Encontro com o secretário de cultura da Bahia, Jorge Portugal

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s